PALESTRANTES


Os palestrantes convidados para participar das edições do Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte são criteriosamente selecionados visando atender ao propósito do evento e às expectativas do público. As conferências e palestras são apresentadas por renomados conferencistas nacionais;

ANA LUIZA CAMPOS

Graduada em Psicologia pela PUC Minas, pós graduada em Gestão e Recursos Humanos pela Escola de Negócios da PUC RJ, formação em Psicanálise pelo Campo Lacaniano. Atuou durante 5 anos com Psicanálise e há 10 anos trabalha na área de Recursos Humanos, com foco em Recrutamento e Seleção. Entre as empresas por onde passou estão a Michael Page e a Fesa, duas importantes consultorias de executive search e a Infoglobo, mídia impressa das Organizações Globo. Atualmente é responsável pela área de Recrutamento e Seleção da Lafarge, multinacional francesa, líder mundial em materiais de construção.



ANDERSON MOL
Doutor em Administração pelo DAE-UFLA. Possui graduação em Administração de Empresas pela UFV, e Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras. É avaliador ad hoc de periódicos nacionais como RAUSP, RAM, BASE, RCAD, entre outros, além de congressos como EnANPAD. É Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador de dissertações e teses de Doutorado na área de Finanças. Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens. Atualmente integra 1 base de pesquisa na área de Simulação, Modelagem e Finanças Estocásticas. Atua na área de Finanças, Métodos Quantitativos e Riscos. Interesses de pesquisa voltados para: Econometria Financeira; Volatilidade e Riscos, Séries temporais, Lógica Nebuloza, Fuzzy Sets e redes neurais em finanças, Mercado de Derivativos e Modelos de Valuation.


ANSELMO CARVALHO



É graduado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) e em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É professor auxiliar da Faculdade de Direito, lecionando as disciplinas: Direito Tributário, Administrativo, Constitucional e Teoria Geral do Estado.
Foi Assistente Jurídico do Banco do Nordeste do Brasil e ocupou a função de Chefe da Assessoria Técnica de Planejamento, da Secretaria Municipal do Planejamento e Gestão Financeira na administração da prefeita Rosalba Ciarlini (2001-2004). José Anselmo é membro da Comissão de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção do Rio Grande do Norte - Subsecção de Mossoró e membro de diversos conselhos municipais. Exerceuo cargo de Procurador-Geral do Município e de Secretário de Planejamento e Gestão Financeira, interinamente. Atualmente é Secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos do RN.


ANA CAROLINA SIQUEIRA

Bacharel em Direito, mestre em Direito Público pela PUC/MG, especialista em elaboração e gestão de projetos voltados para o 3º. Setor e Coordenadora da Coordenadoria de Organizações Sociais, Convênios e Contratos da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.

 


EVELYN LEVY
É Especialista em Gestão Pública. É consultora do Banco Mundial e do BID e assessora do CONSAD. Foi diretora de Educação Continuada da ENAP (1995/99), Secretária de Gestão do MPOG (2001/02) e Subsecretária de Gestão e RH do Estado de São Paulo (2003/2006). Foi Professora no curso de Gestão de Políticas Públicas, EACH-USP (2005/07). Organizou "Avanços e Perspectivas na Gestão Pública dos Estados" I (2006),e II(2010),e "Novos caminhos da Gestão Pública, olhares e dilemas", em parceria com Paulo Cesar Medeiros, publicados pelo CONSAD. Também publicou "Democracia nas cidades globais, uma comparação entre Londres e São Paulo"(1997), pela Editora Nobel.


FLORENCIA FERRER
É doutora em Sociologia Econômica pela USP, e Pós-Doutorada, pela mesma Universidade, por seus estudos sobre Governo Eletrônico. Atua como pesquisadora nesta área, especializando-se em estudos sobre redução e implementação de meios eletrônicos na esfera pública, em análise de investimentos neste setor. Publicou "Reestruturação Capitalista: Caminhos e Descaminhos da tecnologia da Informação" e "e_Government - Governo Eletrônico". Dentre outros trabalhos que vem realizando, é consultora no programa Municípios Eficientes y Transparentes, coordenado pela OEA, no planejamento estratégico para modernização da administração em Costa Rica, Nicarágua e Honduras.


FREDERICO ALECRIM
Graduado em administração de empresas . Especialista em Marketing e Gestão empresarial. Pós em Pedagogia Empresarial Estratégica. Certificado em Social Media Marketing e Content Marketing. Facilitador e multiplicador da metodologia “como vender mais e melhor” e Facilitador e multiplicador da metodologia “saber empreender” do SEBRAE. Atualmente é Palestrante e Capacitor da Ponto de Referência . Autor do Livro UaugoMais, Uau’s pra Ins-pirar você e seu neg-ócio! Blogger, Videocaster e Podcaster: www.uaugomais.com.br e Sócio-Diretor da Companhia do Intercâmbio.



GLAUCO KNOPP


Mestre em Administração Pública pela FGV e Bacharel em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Possui experiência profissional em organizações privadas (com e sem fins lucrativos) e na administração pública, com destaque para: Lojas Americanas S.A. (Gerente de Loja); Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro (Coordenador de Monitoramento e Avaliação do PNAGE); OSCIP Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (Coordenador de Projetos); Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais (Empreendedor Público). Lecionou em instituições de ensino superior, em cursos de graduação e pós-graduação, entre elas EBAPE/FGV e UFRJ. Atua como docente-colaborador eventual da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro/MG em cursos de pós-graduação. É palestrante e autor de diversas publicações em temas relacionados à gestão pública. É Consultor Sênior do Instituto Publix.


HUMBERTO MARTINS
Doutor em Administração e Mestre em Administração Pública. Já ocupou posições executivas em empresas privadas e na administração pública. É professor na Fundação Dom Cabral e de escolas de governo no Brasil e no exterior. É palestrante, autor de publicações e consultor junto a organismos internacionais em temas relacionados à gestão pública. É Diretor do Instituto Publix..

JOSÉ IVONILDO REGO
Engenheiro eletricista, graduado pela UFRN em 1975, professor Adjunto IV do Departamento de Engenharia Elétrica, cursou doutorado no COOPE/UFRJ e pós-doutorado na Texas A&M University. Antes de assumir a Reitoria, foi diretor do Centro de Tecnologia (CT), coordenador do Curso de Mestrado em Engenharia Elétrica, pesquisador do IIB do CNPq(entre 1985/1989), publicou diversos trabalhos no Brasil e no exterior e integrou diversas comissões na UFRN. Em sua primeira gestão como Reitor da UFRN foi Presidente e Vice-Presidente da ANDIFES - Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior e destacando-se entre suas realizações a criação da CIENTEC, o maior evento em ciência, tecnologia e cultura do Estado.

JAIR EDUARDO SANTANA





Mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Professor em cursos de pós-graduação (PUC Minas Virtual), ele atua na capacitação de servidores públicos das três esferas de governo. É Vice-Presidente do Grupo Gestor e Superintendente de Implantação de Projetos Especiais de Sustentabilidade no âmbito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais onde, dentre outras atividades, integra o Grupo de Trabalho responsável pela construção do SAG (Sistema de Apoio à Gestão/Centro de Custos na Administração Judiciária). Possui teses premiadas em concursos jurídicos e detém, dentre outros títulos, o Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alckmin, honraria conferida em 2001 no Estado de Minas Gerais. Ministra cursos e treinamentos de Licitação e Contratos Administrativos, Pregão e Gestão Fiscal Responsável, Orçamentos e Controle da Administração Pública. Foi Superintendente de Orçamento do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, onde opera diretamente com licitações e contratações, além de ter exercido atividades próprias e compreendidas na elaboração, execução e controle do orçamento do Poder Judiciário Mineiro. Autor de diversas obras jurídicas (livros e artigos publicados em revistas especializadas).

JOÃO CARLOS DUARTE

Graduado em Ciência da Computação com MBA em Planejamento e Gestão Organizacional. É Analista concursado do Tribunal de Contas de Pernambuco, onde foi diretor de TI por 6 anos. Há 5 anos como Gerente Geral de Tecnologia da Informação na Secretaria de Educação, participa dos avanços experimentados pela área no estado.

 


JOÃO LIMA

Engenheiro mecânico pela Universidade Federal de Minas Gerais. Começou como gerente de produção na unidade de Minas Gerais e passou por vários cargos até assumir a Diretoria-Geral da Coteminas no Rio Grande do Norte. Também é Presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Rio Grande do Norte

 


JOÃO MARIA DE OLIVEIRA

Engenheiro Civil pela UFRN, Mestre em Administração pela UFRN, Ex-secretário de Administração Adjunto do Gov. do RN, Ex-consultor do PNUD. Atualmente é Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA na Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura.

 


JOAQUIM CASTRO
Possui graduação em Estatística pela Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP, Pós-graduação em Administração Pública e Administração Financeira pela UPE; Sistemas de Informação pela UNICAP e Planejamento Público pela UFPE. Participou como debatedor e conferencista em Congressos nacionais e internacionais. Ocupou o cargo de Secretário Executivo de Modernização da Gestão e Governo Digital, em Pernambuco (2003/2006). Foi um dos idealizadores e o primeiro vice-presidente do CONAPREV - Conselho Nacional de Previdência. Atuou como consultor em projetos de modernização da área fazendária no Estado do Rio Grande do Norte, Sergipe e na Prefeitura de Natal. Ocupou o cargo de Secretário Adjunto da SARE (1999/2002). Atuou no projeto estruturador de governo eletrônico do Governo do Estado de Minas Gerais. Atualmente é professor universitário e consultor

JOAQUIM COSTA

Engenheiro pela Universidade de Pernambuco - UPE, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Atua em informática desde 1987, sendo atualmente Diretor Presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação - ATI, no Governo de Pernambuco.

 




JOSÉ MARIA VILAR

 

É superintendente estadual do Banco do Nordeste no Rio Grande do Norte desde 2005. Economista pela Universidade Federal do RN - UFRN, possui formação nas áreas de desenvolvimento econômico e administração; especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela Universidade de Brasília - UnB; participação no Programa de Formação de Lideranças - PDL pela Fundação Dom Cabral; MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo - FIA/USP; e APG - Programa de Gestão Avançada - Sênior pela Amana Key. Integrou a missão brasileira do BNB para negociação junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington (D.C.), para a definição do escopo do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur/NE II). Coordenou, pelo Banco, as ações do Prodetur Nordeste I e II no Rio Grande do Norte; durante o período de 1999 a 2003, esteve à frente do Conselho de Turismo do Pólo Costa das Dunas; foi o primeiro coordenador estadual do Programa de Microcrédito Urbano Orientado do Banco do Nordeste, o Crediamigo no Rio Grande do Norte.

LEANDRO PIQUET CARNEIRO
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), especialização em métodos quantitativos de pesquisa pelo ICPSR, Universidades de Michigan (1992 e 1993) mestrado em Ciência Política pelo IUPERJ (1990) e doutorado em Ciência Política pela mesma instituição (1998). Pesquisador visitante do Taubman Center da JFK School of Government (2007) é professor doutor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo e pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas (NUPPs) da mesma universidade.


MANOEL ONOFRE DE SOUZA NETO
Promotor de Justiça da Infância e Juventude em Natal/RN, exercendo em segundo mandato o cargo de Procurador Geral de Justiça do Ministério Público Potiguar. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especialista em Direito da Criança e Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Diego Portales, do Chile. Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, em Portugal. Foi vice-presidente e secretário da ABMP, bem como Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

MARCOS LEAL ALEXANDRE
Administrador, mestre em administração pela UFRN, professor universitário de administração, experiência em Gestão e Avaliação Institucional Universitária. Foi Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos do Governo do RN. Atualmente é o vice-presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Autarquia Federal de regulamentação da profissão de administrador. Suas áreas de interesse são: Administração Estratégica, Empreendedorismo, Gestão Universitária e Gestão Pública.


MARIA ISABEL FRANÇA
Mestranda em Administração / PUC - Fundação Dom Cabral/MG - tema: cultura organizacional; MBA em Gestão de Instituições Educacionais - Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte;Pós Graduação em Gestão de Pessoas - CEPEAD - FACE/UFMG; Graduada em Psicologia - PUC/MG - 1995; Professora no ensino superior, lecionando as disciplinas Administração Estratégica de RH, Comportamento Organizacional, Mudança e Cultura Organizacional. Atualmente é Superintendente da área central de Política de Recursos Humanos da Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo de Minas Gerais.


PAULO MODESTO

 

 

Paulo Eduardo Garrido Modesto é professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia e presidente do Instituto Brasileiro de Direito Público. É também membro do Ministério Público do Estado da Bahia.
Fundador do Instituto de Direito Administrativo da Bahia, ex-secretário executivo do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo, é também conselheiro técnico da Sociedade Brasileira de Direito Público e presidente do Instituto de Direito Público da Bahia.
É diretor da Revista Brasileira de Direito Público, publicada pela Editora Fórum, e atua também como coordenador do curso de especialização em Direito Público do Centro de Cultura Jurídica da Bahia, que criou em companhia dos professores J. J. Calmon de Passos e José Barroso Filho.
Responde também pela coordenação científica do primeiro site jurídico multimídia do Brasil na área de direito público, o site Direito do Estado, que divulga gratuitamente textos e vídeos de longa duração de professores brasileiros de direito público.
É membro do Conselho Científico da Cátedra de cultura Jurídica da Universidade de Girona (Espanha).


PAULO MARQUES

 

Graduado em Antropologia e Sociologia pela UNICAMP, com especialização em Metodologia do Ensino Superior e Mestrado em Educação. Doutor em Educação na Unicamp. Foi professor do ensino fundamental e médio, atuando na formação de professores de ensino fundamental e é docente do ensino superior desde 1990 nas disciplinas da área de sociologia e políticas públicas. Atuou no serviço público federal desde 1995 em diversas áreas no gerenciamento de programas integrantes do Plano Plurianual como funcionário cedido do Banco do Brasil. É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2000, lotado inicialmente no Ministério da Saúde, onde atuou como Gerente do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Saúde - PROFAE e partir de 2002 na Secretaria Especial dos Direitos Humanos como Coordenador Geral do Programa de Atendimento Socioeducativo dos Adolescentes em Conflito com a Lei. Lotado na ENAP desde junho de 2007, responde pela Diretoria de Desenvolvimento Gerencial.

PAULO CESAR MEDEIROS


Formado em Economia e mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É servidor público da carreira do cargo de auditor do tesouro municipal, com 28 anos de carreira e autor do livro consolidação do Código Tributário do Município de Natal. Professor universitário com aulas em curso de graduação e pós-graduação em Administração. Como gestor público atuou como Secretário municipal de Finanças, Secretário Municipal de Administração, Chefe da Casa Civil da Prefeitura Municipal do Natal e Secretário da Administração e dos Recursos Humanos do Governo no Estado do Rio Grande do Norte. Criou a Escola de Governo do RN. Realizou quatro edições do CONGESPRN em parceria com o CRA/RN (2007 a 2010). Criou o Congresso Consad de Gestão Pública, com quatro edições realizadas (2007 a 2010). Foi presidente do Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD). Autor da Carta de Brasília em parceria com o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão. Recebeu em 2010, o Prêmio Nacional de Honra ao Mérito em Administração pelo Sistema CFA/CRAs. Atualmente, é Superintendente de Carreiras, Remuneração e Desenviolvimento de Pessoas da SEPLAG, do Rio de Janeiro.

PAULO WOLLINGER

Engenheiro eletricista, mestre em engenharia, licenciado para a educação profissional. Professor do Instituto Federal de SC, foi diretor de regulação e supervisão da educação superior do MEC.

 

 



REGINA PACHECO

Professora da Fundação Getúlio Vargas – São Paulo; Coordenadora do Mestrado
Profissional em Gestão e Políticas Públicas da EAESP-FGV. Foi Presidente da ENAP Escola Nacional de Administração Pública, entre 1995 e 2001. Doutora em Desenvolvimento Urbano pela Universidade de Paris XII.




SERGIO RUY BARBOSA
Formado em Comunicação Social, é mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Foi Assessor Parlamentar e Chefe de Gabinete do então deputado estadual Sérgio Cabral, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro; Conselheiro da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ASEP) eSsecretário de Fazenda e Planejamento de Duque de Caxias (RJ). Atualmente, é Secretário de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro e Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD)

 

 

 




Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte - CRA/RN
Rua Cel. Auris Coelho, 471 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-050
Contatos: (84) 3234-6672/9328 E-mail: cra-rn@crarn.org.br | Site: www.crarn.org.br