Palestrantes

» Andrea Goes da Cruz

Analista-executiva da área de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Inmetro

Graduada em Psicologia e Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Arteterapia em Educação e Saúde e em Gestão de Recursos Humanos. Analista-executiva da área de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Inmetro, onde atualmente chefia a Divisão de Desenvolvimento e Estratégias em Gestão de Pessoas, ligada à Coordenação-geral de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas. Mais de 16 anos de atuação no serviço público, com foco nas áreas de Psicologia Institucional, Educacional, Psicoterapia, Gestão Pública, Gestão da Qualidade e Gestão de Pessoas.

» Antonio Roberto Cesário de Sá

Subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro

Roberto Sá é Delegado da Polícia Federal. Natural de Barra do Piraí (RJ), em 2000 formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Sua carreira policial começou na Escola de Formação de Oficiais da Polícia Militar, em 1983, como cadete. Galgou todas as promoções até o posto de tenente-coronel, quando deixou essa corporação para ingressar na Polícia Federal. Ainda na PMERJ, entre outras funções, foi instrutor do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), de 1989 a 1994. Na Polícia Federal, esteve à frente da Delegacia de Polícia Fazendária do Estado do Acre e participou, como chefe de Segurança Móvel, da escolta das 184 delegações estrangeiras presentes à Assembléia Geral da INTERPOL, realizada no Rio, em 2006. Em 2007, assume o cargo de Subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, com a função de assessorar o Secretário na área operacional de combate ao crime, planejando ações, supervisionando, avaliando e coordenando o emprego das polícias Civil e Militar. Sua pasta é a responsável pelo planejamento e implantação do Sistema Integrado de Metas - SIM, e das Unidades de Polícia Pacificadora - UPP.

» Florencia Ferrer

Diretora-Presidente de FF/e-Strategia Pública

Florencia Ferrer é graduada em Sociologia - Universidad de Buenos Aires (1991), mestre em Integração da América Latina pelo PROLAM - USP (1995), doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-Doutora em Governo Eletrônico pela Universidade de São Paulo (2003). Em 2004, fundou e é Diretora Presidente de FF e-Strategia Pública, primeira empresa de consultoria no país focada em projetos de transformação em governo e inovação estratégica de setor público. É consultora hemisférica em Governo Eletrônico da OEA - Organização dos Estados Americanos desde 2005 e co-fundadora do projeto Compras Públicas Brasil, junto a Jair Santana, desde 2012. Coordenou trabalhos de inovação em governo em mais de 15 estados brasileiros e em vários países da América Latina e Europa. Deu mais de 80 palestras em eventos nacionais e internacionais. Escreveu mais de 100 artigos na sua área de atuação. Publicou "Reestruturação Capitalista. Caminhos e descaminhos da Tecnologia da Informação" em 1998, coordenou "e-government no Brasil" em 2002; "Gestão Pública Eficiente" em 2005; "O governo eletrônico nos estados brasileiros: Agenda i-Brasil 2015. Um novo impulso" em 2013, além de diversos capítulos em livros.

» Jean Mattos Duarte

Diretor da Superintendência Central de Recursos Logísticos e Patrimônio

Possui graduação em Administração com Habilitação em Negócios Internacionais pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (2006) e MBA em Gestão Estratégica de Projetos pelo Centro Universitário UNA (2008). Atualmente, é Analista de Logística do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) cedido para a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, onde ocupa o cargo de Diretor da Superintendência Central de Recursos Logísticos e Patrimônio. Professor do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e Fundação João Pinheiro. Tem experiência em Administração pública e Gerenciamento de Projetos, principalmente nos seguintes temas: compras governamentais, planejamento e orçamento público, logística, sistema de registro de preços, licitações e sistemas de informação para governo.

» Madalena Rodrigues dos Santos

Consultora

Maria Madalena Rodrigues dos Santos, de nacionalidade brasileira, é Especialista Senior em Educação. Ingressou no Banco Mundial em agosto de 1993. Como os funcionários do Banco que tem trabalhado extensivamente em educação no Brasil, México, América Central e África e tem participado em missões do Banco para a Índia, Nepal e Bangladesh. Em 1997, recebeu o Prêmio World Bank for Excellence por seu trabalho em El Salvador. Antes de ingressar no Banco, ela trabalhou em posições de alto nível do Ministério da Educação no Brasil e no Estado de Pernambuco Secretaria de Educação em programas da educação básica (ensino infantil, fundamental e médio) no estado e as políticas nacionais de educação relacionadas com a formação de professores, livros didáticos e de descentralização da educação nos níveis estadual e municipal. Também tem experiência de ensino nos níveis de ensino primário, secundário e superior na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Possui Doutorado em Administração da Educação pela George Washington University, em Washington DC, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual da Califórnia, em Los Angeles, e Pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro, Brasil. Atualmente ela trabalha como consultora de várias organizações nacionais e internacionais.

» Maria de Fátima Alves Ferreira

Coordenadora da Coordenadoria de Entidades Descentralizadas e de Contratações Eletrônicas – CEDC da Secretaria da Fazenda

Coordenadora da Coordenadoria de Entidades Descentralizadas e de Contratações Eletrônicas – CEDC, na Secretaria da Fazenda, responsável pela gestão das entidades descentralizadas e pela Bolsa Eletrônica de Compras do Governo do Estado de São Paulo – BEC/SP. Atua na gestão de projetos internacionais financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e participa de grupo de trabalho no âmbito do Governo do Estado de São Paulo voltado para a modernização da área das compras governamentais. Possui, ainda, ampla experiência em implantação de novos projetos de governo, tais como: BEC/SP, Caufesp, Dispensa de Licitação, Convite, Pregão e Siedesc. Docente na Fundação do Desenvolvimento Administrativo – Fundap, Escola de Governo do Estado de São Paulo, na área de gestão de suprimentos, cursos presenciais e a distância.

» Maria Julia Pantoja

Professora Adjunta da Universidade de Brasília – UnB

Possui doutorado em Psicologia Organizacional com foco nos processos de aprendizagem humana no trabalho. É professora adjunta da Universidade de Brasília – UnB com atuação em cursos de graduação e pós-graduação em administração. Foi coordenadora-geral do Centro Nacional de Recursos Humanos da Rede SARAH, desenvolvendo atividades nas etapas de implementação e consolidação do CENARH, no período de 1994 a 2001. Desenvolve pesquisas e publicações nas áreas de avaliação da efetividade de programas de desenvolvimento e educação corporativa, gestão por competências no setor público, redes sociais e aprendizagem no trabalho.

» Paulo Medeiros

Superintendente Comercial e Mercado da COSERN

Engenheiro Eletricista; Mestre em Engenharia de Produção – ênfase Qualidade em Serviços; Superintendente Comercial e Mercado da COSERN; Profissional com 22 anos de experiência no setor elétrico, com passagens pelas áreas de Medição, Mercado, Faturamento, Atendimento, Cobrança, Regulação, Operação e há 3 anos no cargo de Superintendente Comercial e Mercado da Cosern.