Notícias

15/08/2013 - Gestão por Resultados: Lições Aprendidas com Evelyn Levy e Regina Pacheco

Gestão por Resultados: Lições Aprendidas será tema da segunda Conferência Magna do dia 16, com a consultora do Banco Mundial e do BID e assessora do CONSAD, Evelyn Levy e com a professora da Fundação Getúlio Vargas e coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas da EAESP-FGV, Regina Pacheco.

Evelyn Levy é presidente da Comissão Científica do 7º Congesp e é especialista em Gestão Pública. Foi diretora de Educação Continuada da ENAP, secretária de Gestão do MPOG e subsecretária de Gestão e RH do Estado de São Paulo. Foi professora no curso de Gestão de Políticas Públicas, EACH-USP (2005/07).

Regina Pacheco é doutora em Desenvolvimento Urbano pela Universidade de Paris XII. Foi presidente da Escola Nacional de Administração Pública, entre 1995 e 2001.

Programe-se, a Conferência Magna com Evelyn Levy e Regina Pacheco será às 9h30, do dia 16, no auditório da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales.

15/08/2013 - Desenvolvimento de Servidores Públicos e a Educação Corporativa com Paulo Carvalho

O presidente da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Paulo Carvalho, irá ministrar Conferência Magna no 7º Congresso de Gestão Pública com o tema Desenvolvimento de Servidores Públicos e a Educação Corporativa.

O conferencista é graduado em Psicologia e mestre em Psicologia Clínica. Foi bancário, dirigente sindical, educador sindical e professor universitário. Na gestão pública, atuou nos âmbitos municipal e federal. Trabalha com educação não-formal de adultos desde a década de 1980. Foi diretor de Formação Profissional da Escola Nacional de Administração Pública e exerce a presidência da escola desde 2011.

Programe-se, a conferência com Paulo Carvalho será às 8h, no dia 16, no auditório da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales.

14/08/2013 - Gestão Eficiente na Iluminação Pública com Paulo Medeiros

O superintendente Comercial e Mercado da Cosern, Paulo Medeiros, irá ministrar palestra na sala de Casos de Sucesso, no miniauditório do 7º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte. O tema da palestra será Gestão Eficiente na Iluminação Pública.

Há três anos no cargo de superintendente Comercial e Mercado da Cosern, o palestrante é engenheiro eletricista, mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Qualidade em Serviços. Profissional com 22 anos de experiência no setor elétrico, com passagens pelas áreas de Medição, Mercado, Faturamento, Atendimento, Cobrança, Regulação.

A palestra de Paulo Medeiros será no dia 15, às 15h15, na sala Casos de Sucesso.

13/08/2013 - Desafios à Gestão da Saúde é Tema de Conferência Magna com Marcelo Gouveia Teixeira

O secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Gouveia Teixeira, será um dos conferencistas desta edição do Congesp. Com o tema Desafios à Gestão da Saúde, a conferência irá acontecer no auditório principal do evento, às 11h.

O palestrante é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem mestrado em Administração. Assumiu a Secretaria Municipal de Saúde em 2009 e já havia passado pela Secretaria de Saúde do Estado.

Marcelo Teixeira já ocupou o cargo de subsecretário de Inovação e Logística na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, foi diretor de Gestão do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e vice-presidente adjunto do Conass para a Região Sudeste.

12/08/2013 - Divulgado Resultado das Chamadas de Trabalho

O Comitê Científico do 7º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte divulgou resultado das Chamadas de Trabalho que irão se apresentar no evento. Foram selecionados seis artigos e cada autor terá vinte minutos para apresentação e dez minutos para debate com o público.

Os autores que tiveram seus artigos selecionados foram: Wxlley Ragne de Lima Barreto, Luiz Antônio Coêlho da Silva, Ana Paula Gonçalves Leite, Carlos Eduardo Marinho Diniz, Henrique Sampaio, Eduardo Belém de Andrade Neto, Maria José da Silva Ribeiro, Halliton Costa de Andrade, Manuella Pereira da Silva, Paula Michelle Linhares Floripes, Ricardo José Elias Nobre.

Para conferir os temas dos artigos selecionados, CLIQUE AQUI.

08/08/2013 - Gestão da Educação – Uma Visão em Perspectiva do Banco Mundial com Madalena Rodrigues dos Santos

A sala de Políticas Públicas Setoriais irá receber a palestra Gestão da Educação - Uma Visão em Perspectiva do Banco Mundial ministrada pela consultora Madalena Rodrigues dos Santos.

O Banco Mundial originalmente foi criado para ajudar países atingidos pela Segunda Guerra Mundial. E hoje é uma fonte de assistência técnica e financeira aos países em desenvolvimento que visa reduzir a pobreza e apoiar o desenvolvimento através de empréstimos concedidos aos países.

A palestrante do 7º Congesp, Maria Madalena Rodrigues dos Santos, ingressou no Banco Mundial em agosto de 1993, tendo participado em missões do Banco para a Índia, Nepal e Bangladesh. Em 1997, recebeu o Prêmio World Bank for Excellence por seu trabalho em El Salvador.

Antes de ingressar no Banco, ela trabalhou em posições de alto nível do Ministério da Educação no Brasil e no Estado de Pernambuco em programas da educação básica (ensino infantil, fundamental e médio) no Estado e as políticas nacionais de educação relacionadas com a formação de professores, livros didáticos e de descentralização da educação nos níveis estadual e municipal.

Possui Doutorado em Administração da Educação pela George Washington University, em Washington DC, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual da Califórnia, em Los Angeles, e Pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro, Brasil. Atualmente ela trabalha como consultora de várias organizações nacionais e internacionais.

07/08/2013 - Encerradas as Inscrições para o 7º Congresso de Gestão Pública do RN

Foram encerradas na última terça-feira, 06, as inscrições para o 7º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte. Com vagas limitadas, as inscrições começaram no início de julho e foram realizadas exclusivamente pela internet.

A organização do Congesp comemora o sucesso das inscrições em todas as salas e minicursos oferecidos aos participantes. Esta edição do evento terá, além das palestras em quatro salas simultâneas, cinco minicursos, e também uma sala com apresentações das Chamadas de Trabalho.

O 7º Congesp acontecerá nos dias 15 de 16 de agosto, na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales.

06/08/2013 - A Experiência de Minas Gerais na Gestão de Compras com Jean Mattos

A experiência de Minas Gerais na Gestão de Compras será tema de palestra na sala de Compras Governamentais. A palestra será ministrada pelo diretor da Superintendência Central de Recursos Logísticos e Patrimônio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Jean Mattos Duarte.

Segundo o palestrante, sua apresentação no 7º Congesp discorrerá sobre as políticas e ações empreendidas pelo governo de Minas Gerais nos últimos dez anos e que fizeram com o que o Estado fosse referência em compras públicas com ganhos de economia e eficiência contribuindo para a qualidade do gasto e resultados positivos em diversas áreas. Serão abordados, por exemplo, o Portal de Compras de Minas Gerais, a Gestão Estratégica de Suprimentos, Fomento as pequenas empresas, Compras Sustentáveis, desafios e perspectivas.

Jean Mattos possui graduação em Administração com Habilitação em Negócios Internacionais. Professor do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e Fundação João Pinheiro. Tem experiência em Administração Pública e Gerenciamento de Projetos, principalmente nos seguintes temas: compras governamentais, planejamento e orçamento público, logística, sistema de registro de preços, licitações e sistemas de informação para governo.

05/08/2013 - Lançamento para a Imprensa do 7º Congresso de Gestão Pública do RN

Aconteceu no último dia 31 de julho o lançamento para a imprensa do 7º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte. O evento aconteceu no restaurante Camarões e contou com a presença de vários jornalistas e blogueiros da cidade.

Realizado pelo terceiro ano consecutivo, o lançamento do Congesp já está se tornando uma tradição entre os jornalistas que aproveitam a ocasião para realizar entrevistas com os organizadores do evento.

Fizeram a apresentação do 7º Congesp para a imprensa presente no local o secretário de Estado de Administração e dos Recursos Humanos, Álber da Nóbrega, a presidente do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte, Kate Maciel, a diretora da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, Tânia Leiros e a coordenadora do 7º Congesp, Ione Salem.

Também prestigiaram o evento representantes de alguns dos patrocinadores dessa sétima edição do Congesp, como a Cosern, a ZetraSoft e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, representada pela reitora Ângela Paiva.

29/07/2013 - Encerradas as Inscrições para as Chamadas de Trabalho

Foram encerradas as inscrições para as Chamadas de Trabalho que serão apresentadas no 7º Congesp. O resultado será divulgado no próximo dia 05 de agosto e serão selecionados seis trabalhos. Cada autor terá vinte minutos para apresentação.

A Chamada de Trabalho é um espaço que tem como objetivo ampliar a participação dos acadêmicos para a apresentação de trabalhos e pesquisas dentro do Congresso.

Os trabalhos inscritos deveriam abordar os temas: gestão de empresas; logística e gestão de compras; planejamento, orçamento, controle e gestão estratégica; gestão de políticas públicas.

16/07/2013 - Sistema Integrado de Metas e Acompanhamento de Resultados com Antônio Roberto Cesário de Sá

Palestrante confirmado no 7º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte, Antônio Roberto, é subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro.

Formado em Direito e com uma extensa carreira policial, Antônio Roberto irá ministrar palestra com o tema Sistema Integrado de Metas e Acompanhamento de Resultados da SESEG/RJ.

Antônio Roberto é delegado da Polícia Federal. Sua carreira policial começou na Escola de Formação de Oficiais da Polícia Militar, em 1983, como cadete. Galgou todas as promoções até o posto de tenente-coronel, quando deixou essa corporação para ingressar na Polícia Federal. Em 2007, assumiu o cargo de subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, com a função de assessorar o secretário na área operacional de combate ao crime, planejando ações, supervisionando, avaliando e coordenando o emprego das polícias Civil e Militar. Sua pasta é a responsável pelo planejamento e implantação do Sistema Integrado de Metas - SIM, e das Unidades de Polícia Pacificadora - UPP.

15/07/2013 - Programa de Acompanhamento de Novos Servidores do Inmetro com Noemi Lustosa

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro – estará participando do 7º Congesp através da especialista de Recursos Humanos da Coordenação Geral e Desenvolvimento de Gestão de Pessoas, Noemi Lustosa Baptista.

Noemi Lustosa é graduada em Psicologia e possui seis anos de experiência na área de Recursos Humanos e irá ministrar palestra com o tema Programa de Acompanhamento de Novos Servidores do Inmetro.

Graduada em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá e com MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense, possui seis anos de experiência em Recursos Humanos, em destaque na área de treinamento e desenvolvimento de pessoas. Atualmente exerce a função de Especialista de RH na Coordenação-Geral e Desenvolvimento de Gestão de Pessoas do Inmetro na Divisão de Estratégias e Desenvolvimento, sendo responsável pelo Programa de Acompanhamento de Novos Servidores - PANS.

05/07/2013 - 7º Congresso de Gestão Pública está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp) que será realizado em Natal, nos dias 15 e 16 de agosto, na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales.

Com vagas limitadas, as inscrições estão sendo feitas exclusivamente pela internet, no site do evento www.congesprn.com.br. O valor da inscrição para estudante é R$50, servidores públicos e profissionais registrados no Conselho Regional de Administração R$80 e demais interessados R$100.

A organização do Congesp informa que as inscrições dos servidores públicos estaduais serão feitas também por encaminhamento da Escola de Governo.

Assim como nas outras edições do Congesp, o evento irá reunir cerca de mil participantes entre gestores de todo o país, dirigentes do setor público, especialistas e pesquisadores que se dedicam aos temas da gestão pública no Brasil.

Congesp

O Congesp é uma realização do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria Estadual de Administração e dos Recursos Humanos, através da Escola de Governo, e tem o apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD).

27/06/2013 - Chamadas de Trabalho com inscrições abertas

O 7º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte dará continuidade este ano as Chamadas de Trabalho. Inovação que surgiu na edição anterior, tem como objetivo ampliar a participação dos acadêmicos.

A Chamada de Trabalho é um espaço dentro da programação do evento para a apresentação de trabalhos e pesquisas realizados recentemente.

Para os acadêmicos interessados, os trabalhos deverão ser enviados ao comitê científico do Congresso através do e-mail formação@crarn.com.br até o dia 15 de julho, e a divulgação dos resultados do processo seletivo se dará no dia 05 de agosto. Poderão ser inscritos até três trabalhos acadêmicos por pessoa.

Os trabalhos enviados deverão conter um resumo de 10 linhas, o nome e o endereço eletrônico do(s) autor(es), o trabalho em sua totalidade e o(s) currículo(s) do(s) autor(es). Os temas a serem abordados nos trabalhos devem tratar de: gestão de empresas; logística e gestão de compras; planejamento, orçamento, controle e gestão estratégica; gestão de políticas públicas.

26/06/2013 - 7º Congresso de Gestão Pública do RN será nos dias 15 e 16 de agosto

O Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte (CRA/RN) e a Escola de Governo Cardel Dom Eugênio de Araújo Sales estão nos preparativos para mais uma edição do Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp). Em sua sétima edição, o Congesp se consolida como um evento voltado para discutir a gestão pública do país.

O evento está confirmado para acontecer nos dias 15 e 16 agosto na sede da Escola de Governo, localizada no Centro Administrativo do Estado.

As inscrições para o 7º Congesp irão começar no início de julho. Com vagas limitadas, a organização do evento espera reunir cerca de mil pessoas.