Minicursos

15 DE AGOSTO

HORÁRIO LOCAL

MINICURSOS

Sala 1


Sala 2

Sala 3

Sala 4

Sala 5

Sala 6

14h às 17h
(Intervalo de 15min)

Tema: Licitações
Instrutor: Francisco Nascimento de Souza (TCE/RN)


Tema: Elaboração de Projetos
Instrutor: Manoel Veras (UFRN)


Tema: Defesa do Cidadão
Instrutor: Araken Farias (PROCON/RN)


Tema: Gerenciamento de Equipes
Instrutor: Flávio Emílio Cavalcanti (Consultor)


Tema: Aspectos Polêmicos da Dispensa de Licitação: Uma Visão dos Tribunais de Contas
Instrutor: Leonardo Medeiros Junior (TJ/RN)


CHAMADA DOS TRABALHOS

Instrutores

» Araken Farias

Advogado Criminalista, pós-graduado em Direito Processual Civil, presidente estadual do PSL/RN.

» Flávio Emílio Cavalcanti

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998). Atualmente é professor da Universidade Potiguar e da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, consultor do Instituto Euvaldo Lodi, consultor de empresas - Logística, Operações e Gestão - LOG Consultores Associados S/S Ltda e Conselheiro Federal Suplente do CFA - Conselho Federal de Administração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Pessoas, Estratégia Empresarial e Gestão de Processos Organizacionais.

» Francisco Nascimento de Sousa

Bacharel em Direito pela UFRN; Especialista em Auditoria Governamental pela UFRN; Advogado (OAB/RN nº 4016); Inspetor de Controle Externo (concursado), integrante do quadro permanente de servidores do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte – TCE/RN, desde 17.01.2001; Atual Presidente da Comissão Técnica Permanente de Acompanhamento e Aperfeiçoamento do Sistema Integrado de Auditoria Informatizada – SIAI do TCE/RN; e Integrante do Grupo Técnico do TCE/RN de Apoio à Implantação, Implementação e Capacitação dos Controles Internos Municipais.

» Leonardo Medeiros Junior

Possui graduação em Direito pela UFRN (1998). Pós-graduação em direito público pela UFRN e MBA pela FIA-USP. Atualmente é professor da FARN, professor da pós-graduação da FARN e FAL, professor da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Norte - ESMARN e servidor público do Poder Judiciário do RN

» Manoel Veras de Sousa Neto

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1983), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1985) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2001). Atualmente é professor associado da UFRN atuando na área de Administração, com ênfase em Tecnologia da Informação. Faz parte dos grupos de pesquisa registrados no CNPQ: Grupo de Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão Institucional e Políticas Públicas. Coordena as especializações Gestão Estratégica de Negócios, Gestão da Tecnologia da Informação e Arquitetura de Nuvem na UFRN. É autor de cerca de oitenta artigos acadêmicos e de vários livros na área de Tecnologia da Informação com foco em Capacitação Profissional.