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Palestrantes

Adriane Ricieri Brito

Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental da Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo de Minas Gerais

MBA em Gestão de Projetos; Pós-graduada em Organização, Sistemas e Métodos; Graduada em Administração de Empresas e Comunicação Social. Experiência como gestora em empresas privadas nos segmentos de telecomunicações e sistemas de informação por 13 anos, atuação como consultora de grandes empresas em planejamento organizacional, ingressando no serviço público em 2006 na assessoria de planejamento da Prefeitura de Belo Horizonte e no Governo do Estado em 2008 como Empreendedora Pública na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico até assumir em janeiro de 2011 a Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental.

Arnóbio Marques de Almeida Júnior

Binho Marques é graduado em História pela Universidade Federal do Acre (UFAC), pós-graduado em História Econômica da Amazônia na UFAC, possui MBA com Curso de Formação Geral e Desenvolvimento de Executivos em Administração obtido na Universidade Corporativa Banco do Brasil/FIA da Universidade de São Paulo e é Mestre em Educação na área de gestão e planejamento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A trajetória de vida de Binho Marques é marcada pela dedicação ao fortalecimento do movimento social no Acre, onde se destaca por seu esforço e contribuição para criar no Estado uma educação pública de qualidade para todos. Seu trabalho nesta área começa bem antes de chegar ao setor público, como secretário de Educação do município de Rio Branco. Ainda récem formado na Faculdade de História da UFAC, nos anos 80, Binho Marques uniu-se a Chico Mendes para fundar o Projeto Seringueiro, que implantou dezenas de escolas na floresta acreana, oferecendo alfabetização para seringueiros e suas crianças.

Governador do Estado do Acre eleito em primeiro turno com 53% dos votos válidos, nas eleições de 03 de outubro de 2006 para o mandato de 1º de janeiro de 2007 a 31 de dezembro de 2010.

Claudia Costin

Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Administradora, vice-presidente da Fundação Victor Civita. Foi ministra no governo Fernando Henrique, secretária de Cultura do Estado de São Paulo, trabalhou na Fundap e no Banco Mundial, dirigiu fundações e atuou como consultora no exterior.

Denize Cavalcanti

Advogada, formada pela USP, especialista em Direito Público PELA Escola Superior da OAB/SP. Graduada em Direito pela USP. Larga experiência na Administração Pública com foco em Licitações e Contratos, Licitações Sustentáveis e Direito Ambiental Participou da elaboração de Projetos de Lei relacionados com o zoneamento ecológico econômico bem como das políticas climáticas Estaduais. Tem forte atuação junto à Secretaria de Gestão Pública para regulamentação da legislação aplicável às compras e contratações sustentáveis. Membro do Grupo de Trabalho para implementação do Projeto "Fomentando Compras Públicas Sustentáveis no Brasil" tendo participação destacada na implantação das Licitações Sustentáveis no Âmbito Estadual. Membro do GT de Coordenação do Proagrama de Contratações Públicas Sustentáveis do Estado de São Paulo. Atualmente é Diretora do Centro de Polpiticas Públicas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo.

Flávio Alcoforado

É Subsecretário de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro e professor visitante da FGV e da Fundação Dom Cabral.

Atuou como executivo em entidades públicas e do terceiro setor: CeMAIS – Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais/IGS – Instituto de Governança Social (Diretor); ACERP/TV Brasil (Diretor); ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar (Gerente-Geral de Fiscalização); ENAP - Escola Nacional de Administração Pública (Coordenador-Geral de Difusão); MARE – Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (Coordenador do Gabinete do Ministro).

Atuou como consultor junto a governos para a contratualização de resultados do Estado com o Terceiro Setor (MG, SP, RJ, CE, ES e RS), assim como Organizações Sociais e OSCIPs. Atuou como consultor junto a Organismos Internacionais: Banco Mundial, PNUD e OIT.

É Doutor em Administração Pública e Governo e Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas; Especialista em Gestão Empresarial pela PUC-Rio; advogado.

Gonzalo Vecina Neto

Graduado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, é Mestre em Administração, Concentração de Saúde, pela EAESP/FGV – Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Atuou como Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, entre 2003 e 2004, Secretário Nacional da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Diretor Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Atual Superintendente do Hospital Sírio Libanês.

Heloísa Garcia

Diretora nacional do PROMOEX e PNAGE programas vinculados a secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Tem graduação em ciências econômicas e especialista em contabilidade e auditoria, é graduada em ciências contábeis e atuarias e também especialista em planejamento e gestão ambiental.

Humberto Martins

Doutor em Administração e Mestre em Administração Pública. Já ocupou posições executivas em empresas privadas e na administração pública. É professor na Fundação Dom Cabral e de escolas de governo no Brasil e no exterior. É palestrante, autor de publicações e consultor junto a organismos internacionais em temas relacionados à gestão pública. É Diretor do Instituto Publix.

Jaime Mariz de Faria Junior

Secretário de Políticas de Previdencia Complementar - MPS

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Foi Pró-Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Presidente da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – COSERN por duas vezes e, também por duas vezes, Secretário de Estado do Rio Grande do Norte – tendo dirigido as pastas de Planejamento e Finanças, e a de Administração, Recursos Humanos e Previdência. Além disso, exerceu a presidência do Conselho Estadual de Previdência do Estado do Rio Grande do Norte.

Atualmente, é Secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, entre outras funções.

Jair Eduardo Santana

Mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Professor em cursos de pós-graduação (PUC Minas Virtual), atua na capacitação de servidores públicos das três esferas de governo. É Vice-Presidente do Grupo Gestor e Superintendente de Implantação de Projetos Especiais de Sustentabilidade no âmbito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais onde, dentre outras atividades, integra o Grupo de Trabalho responsável pela construção do SAG (Sistema de Apoio à Gestão/Centro de Custos na Administração Judiciária). Possui teses premiadas em concursos jurídicos e detém, dentre outros títulos, o Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alckmin, honraria conferida em 2001 no Estado de Minas Gerais. Ministra cursos e treinamentos de Licitação e Contratos Administrativos, Pregão e Gestão Fiscal Responsável, Orçamentos e Controle da Administração Pública. Foi Superintendente de Orçamento do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, onde opera diretamente com licitações e contratações, além de ter exercido atividades próprias e compreendidas na elaboração, execução e controle do orçamento do Poder Judiciário Mineiro. Autor de diversas obras jurídicas (livros e artigos publicados em revistas especializadas).

João Maria Oliveira

Pesquisador do IPEA

Engenheiro Civil pela UFRN. Mestre em Administração pela UFRN. Ex-secretário de Administração Adjunto do Governo do RN. Ex-consultor do PNUD.

Atualmente é Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA na Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura.

José Bezerra Marinho

Foi Secretário de Estado de dois governos no RGN. Foi Deputado Federal. Professor da UFRN. Ex-Diretor da Construtora Norberto Odebrecht. Consultor do Primeiro-Ministro de Angola por 4 anos. Coordenador de Programas de Desenvolvimento Gerencial do Ministério do Trabalho e Emprego e da Secretaria da Receita Federal. É Especialista em Formação de Dirigentes para o Desenvolvimento pelo Instituto Battelle de Genebra Suíça. Tem curso de Gestão Estratégica pelo INSEAD, França.

José Ferreira de Melo Neto

Superintendente do SEBRAE/RN

Economista graduado pela Faculdade Cândido Mendes, Rio de Janeiro. Pós-Graduado na Universidade de Campinas, São Paulo, em Consultoria para Pequenas e Médias Indústrias. Foi Diretor Presidente do Banco de Desenvolvimento do RN. Foi Diretor Regional do SENAC-RN.

Em 2008, foi escolhido Economista do Ano pelo Conselho Regional de Economia.

Ocupa o cargo de Diretor Superintendente do SEBRAE RN desde 2003 e preside a Associação Brasileira dos SEBRAEs Estaduais – ABASE.

Lady Batista de Morais

Lady Morais é, atualmente, diretora de Gestão de Pessoas e Administração do Grupo Neoenergia. Psicóloga de formação, tem pós-graduação em Administração pela FGV. Com mais de 20 anos de carreira, a executiva atuou em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais em todo o Brasil, como Claro, TIM, Vivo – Telefonia Celular, Grupo SHC (rede de concessionárias de automóveis), dentre outras.

Luciana Meireles Ribeiro

Integrante da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Governo do Estado de Minas Gerais e, desde 2007, ocupa o cargo de Diretora Central de Carreiras e Remuneração na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG/MG.

É graduada em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (2001) e em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Pós-graduada no MBA em Gestão Estratégica de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas (2007) e no MBA em Gestão de Projetos da Anhanguera Educacional (2010).

Paulo Fresneda

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de Brasília (1974), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Information Management - The George Washington University (1986). Atualmente esta afastado, com remuneração, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, exercendo a função de Coordenador-Geral de Articulação Institucional, da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Foi professor e pesquisador no Programa de Mestrado de Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, gestão estratégica, método Balanced Scorecard, comunidades virtuais, trabalho coletivo em rede e inovação.

Paulo Sardinha

Vice-Presidente da ABRH (RJ)

Natural do Rio de Janeiro, formado em Psicologia, com uma pós-graduação em Educação e outra em Processos e Dinâmicade Grupos. Profissional com sólida experiência em gestão de Recursos Humanos e SMS, tendo participado de grupos de trabalhos no Brasil, na América do Sul, nos EUA e na Europa.

Diretor de Recursos Humanos para a América Latina da Turbomeca, multinacional de capital francês fabricante de turbinas para helicópteros e integrante do grupo Safran, tendo trabalhado anteriormente nas empresas Xerox e AGA-Linde.

Vice-Presidente da ABRHRJ - AssociaçãoBrasileira de Recursos Humanos; Conselheiro da FIRJAN - Federação das Industrias do Estado do Rio de Janeiro / Conselho Empresarial de Política Trabalhista e Social; Coordenador Técnico do IBMEC - Curso de pós-graduação em RH (CBA); Membro da Comissão de Recursos Humanos e Formação Profissional da CCFB - Câmara de Comércio França Brasil; Conselheiro Titular Municipal do CONMCETI - Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (subordinado a Secretariado Trabalho, Emprego, Renda, Ciência e Tecnologia de Duque de Caxias); Diretor de Desenvolvimento Organizacional da ADVB RJ - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil; Diretor de Responsabilidade Social do Clube de Regatas Vasco da Gama; Completa seu histórico a experiência no magistério, tendo sido professor de importantes instituições de ensino e, atualmente, palestrante convidado em diversos eventos dedicados a executivos. Possui também diversos artigos publicados.

Ruy de Alencar Mattos

Diretor e Consultor da EMCO – Educação Corporativa; Psicólogo Organizacional e Mestre em Ciência Política; professor da ENAP – Escola Nacional de Administração Pública em Brasília; foi consultor senior do Departamento de Cooperação Internacional do Governo Suiço; foi presidente do Conselho Regional de Psicologia da 1ª Região; possui 30 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas e organizações, com ênfase em estratégia, liderança e equipes. Pioneiro na concepção e implementação de comunidades e redes de aprendizagem organizacional. É autor de diversos livros, entre os quais Gestão e Democracia na Empresa; De Recursos a Seres Humanos; DRH e Mudança Organizacional; Empresa-Rede: a empresa do terceiro milênio.

Valério Mesquita

Presidente do Tribunal de Contas do Estado

Bacharel em Direito formado pela UFRN. Desde cedo enveredou pelos caminhos da política. Foi prefeito de sua cidade, de 1973 a 1975 e foi deputado estadual por quatro legislaturas. Presidiu a Fundação José Augusto, é Sócio Fundador da União Brasileira de Escritores do Rio Grande do Norte e Honorário do Conselho Estadual de Cultura do Estado, do Instituto Histórico e Geográfico do RN e da Academia Norte–Riograndense de Letras, cadeira n°21. Atualmente é o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte.

Vânia Vieira

Diretora de Prevenção da Corrupção da Controladoria Geral da União

Procuradora Federal e Diretora de Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União do Brasil. Mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Bacharel em Direito também pela UFMG e em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro de Minas Gerais.

Trabalha na Controladoria Geral da União desde 2004, tendo participado da fundação da Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas, criada em janeiro de 2006, onde se encontra, desde então, à frente da Diretoria de Prevenção da Corrupção, que tem como principal missão promover a transparência e o acesso à informação pública, estimular a participação da sociedade civil no controle da gestão pública e promover a ética e integridade do setor privado.

Atua também, desde 2006, como perita titular representante do Brasil no Mecanismo de Acompanhamento da Implementação da Convenção Interamericana contra a Corrupção – Mesicic da Organização dos Estados Americanos - OEA, onde ocupa atualmente a Presidência do Comitê de Peritos. Neste momento, preside ainda o Comitê Gestor do Cadastro Nacional de Empresas Comprometidas com a Ética e a Integridade - Cadastro Empresa Pró-Ética e a Comissão Organizadora Nacional da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social.

Wilson Damázio

Iniciou a carreira policial aos 22 anos, como agente da Polícia Civil de Pernambuco. Em 1980, entrou para a Polícia Federal, tornando-se delegado em 1985. Experiente, Damázio foi superintendente da PF em Pernambuco e diretor-geral substituto do Departamento Penitenciário Federal do Ministério da Justiça, possui em seu currículo diversos cursos internacionais, com ênfase no combate ao tráfico de drogas. Atualmente é Secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco.

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